POR QUE LEGALIZAR A IGREJA ?

Uma igreja é um local de ajuntamento de pessoas onde o objetivo principal deve ser conhecer a Cristo Jesus. Saber quem Ele é, sua história, seus ensinamentos e como este ambiente pode atender suas necessidades emocionais e espirituais.
Se somos cristãos não podemos andar desordenamente e precisamos obedecer as leis apresentadas pela sociedade em que vivemos. Jesus respeitava o governo da época e em seus sermões, sempre apontava para os erros de caráter e conduta humana. Ainda que sejamos contra algumas legislações, quando desejamos expôr nossa opinião deve ser de maneira democrática e correta para não causa dúvida na solução das questões.
Segundo as pesquisas realizadas pelo IBGE em 2010 [1], os cristãos ocupam 86,8% do Brasil e os católicos apenas 64,6% , logo, podemos fazer um paralelo de mais igrejas evangélicas inseridas nas periferias e locais com sistemas assistencialistas e mensagens próximas a realidade do povo. Em contrapartida, o aparecimento de estabelecimentos religiosos clandestinos apresentam um sinal negativo de um crescimento em quantidade e não em qualidade. Muitos casos aparecem de igrejas construídas em locais inapropriado, com instalações comprometedoras que podem causas acidentes ou denominações que se apropriam de nome de igrejas já existentes.
Legalizar uma igreja demanda tempo, recursos financeiros para pagamento de taxas de documentos e impostos e contratação de um profissional qualificado. Observando estes dados pensamos em citar alguns dos processos de legalização de igrejas para auxiliar nossos parceiros e desta maneira, contribuir para a redução do aparecimento de igrejas ilegais. ( Base bíblica: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças" Eclesiastes 9:10a)
Inicialmente, a igreja precisa consultar  a Lei de Zoneamento Municipal cujo o objetivo consiste em sinalizar se pode ter um templo religioso naquela localidade e acionar os bombeiros para a verificação da capacidade de pessoas possíveis para frequentar o local. (Base bíblica: "causa da preguiça, o telhado se enverga; por causa das mãos indolentes, a casa tem goteiras" Eclesiastes 10:18 )
O Corpo de Bombeiro  verifica  se o templo construído ou o projeto analisa as condições ideais para a reunião de pessoas com as medidas preventivas necessárias no que tange a estrutura ou possíveis casos de incêndio.( Base bíblica: Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. Efésios 5:17)
Em seguida, o levantamento do nome da igreja  junto ao cartório responsável de Pessoa jurídica identificando se já existe alguma igreja com o mesmo nome.  Este procedimento deve ser feito antes da  entrada no registro  de Ata de Organização e Estatuto evitando o constrangimento de ter o processo negado.
Próxima etapa seria criar um estatuto que apresente as normas e regras sobre os deveres e obrigação da organização religiosa.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, indicamos os serviços da CAAC BRASIL: parceira do Ponto das Igrejas composta por uma equipe especializada em legalização 

Comentários

Postagens mais visitadas