Administração e administrador

Autor: Niedja Gonzaga

A Administração por sua vez traz condições de incerteza, instabilidade e imprevisibilidade, propondo desafios para qualquer gestor sobreviver e se manter no mercado, cada vez mais competitivo. Para isso precisamos contar com uma boa equipe de trabalho facilitando assim alcançar os objetivos comuns da organização.


Administrar estar relacionado ao desempenho da organização como um todo, associamos a eficiência aos resultados obtidos e os recursos empregados, ou seja, os recursos são convertidos em resultados de forma mais econômica.


A administração vista como ciência lida com o desconhecido. O administrador deverá tomar decisões baseados em informações muitas vezes incontroláveis, onde a condição lógica da ciência pode ser enunciada em termos de procedimentos e operações intelectuais que possibilitam a observação racional e controlada dos fatos; permitem a interpretação e explicação adequada dos fenômenos; e contribuem para a verificação dos fenômenos, positivados pela experimentação ou pela observação, e fundamentam os princípios da generalização e os estabelecimentos dos princípios e das leis.

A administração vista como arte necessita que o administrador tenha habilidades educativas e treinamentos necessários para que todas as atividades sejam desenvolvidas visto que diante de incertezas, imprevisibilidade e de instabilidades o gestor tem que atuar como um artista, em vez de ser apenas um executor de tarefas, ou seja, tem que ter jogo de cintura para improvisar, reinventar, para que a empresa possa alcançar os seus objetos pretendidos.

O profissional no campo da administração tem que ter a capacidade e habilidade de fazer (arte) para traduzir todo o conhecimento (saber) em ações prátcas que proporcionem resultados significativos para as organizações e a sociedade. Estas capacidades e habilidades se dar atráves da prática da reflexão, criatividade, senso de humor, persistência, visão intuitiva, paciência, coragem, amor pela profissão, saber ouvir e falar apenas o necessário.


A administração, como toda profissão possui metas a serem atingidas. Dentre essas metas citamos: alto nível de emprego, estabilidade profissional, eficácia, e crescimento econômico.Um fator que influi na estabilidade profissional é a tão famosa qualificação. É ela que prepara pessoas para que ela possa aprimorar suas habilidades para executar funções especificas demandadas pelo mercado de trabalho. Seu objetivo principal é a incorporação de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços, por meio de processos eduativos desenvolvideos em escolas, sindicatos empresas, associações, etc.


No mundo atual e globalizado que vivemos , o mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente, e a busca por uma colocação profissional não é mais uma questão de empenho ou de sorte, e sim de qualificação.


A qualificação profissional deve ser vista como fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho, e ainda mais importante para aqueles que buscam manter a sua posição ocupada, almejando oportunidades de crescimento dentro da organização, o que nos leva a crer que o tempo passa e o mundo esta evoluindo muito além da experiência, é adquirir e renovar conhecimento torna-se inevitável.


A eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objetivo.


Quanto ao crescimento econômico têm-se dúvidasem relação a sua importância como metas administrativas. Tudo porque o crescimento econômico oferta uma gama de empregabilidade, mas por outro lado não se tem mão de obra qualificada para preencher essas ofertas.


O Administrador é um pessoa fundamental para todo tipo de organização, seja ela comercial, industrial e de prestação de serviços. O administrador pode ser um presidente, deiretor, supervisor,ou gerente, porém o papel de cada um deles é diferente por lidarem com decisões mais ou menos complexas. Cada um deles tem o seu nivel organizacioanl.


Com o aumento da competitividade nas empresas e nas atividades individuais, a prática da administração não pode se basear em carisma ou intuição, mas deve legitimar-se por conhecimento e competência técnica.


A Administração x Administrador tem haver com todo um conhecimento especializado e habilidades que facilitaram o desenvolvimento das atividades profissioanis administrativas com maior qualidade de gerenciamento. Dando ao profundo conhecimento da teoria das organizações, buscando entender de que maneira essas organizações podem ser concebidas e mudadas em seu todo e em suas partes.


No papel de administrador dentro da organização, vale salientar o domínio de conhecimento pessoal, às possibilidades individuais e capacidade de entender a organização como um todo, destacando o papel da liderança, a capacidade de trabalhar em equipe, companheiros em tarefas comuns, muito mais que mandar em empregados, todas as decisões são tomadas em equipes e não de pessoas individuais.


Os papeis que os gerentes exercem tem como responsabilidadeúnica atingir resultados com pessoas e com inovação. O sucesso da organização depende do seu quadro gerencial, pois cabe a ele equilibrar o potencial de resultados, de pessoas e de inovação dentro da organização.


O Bom administrador além de seguir as normas editadas pelo conselho, é fundamental que trabalhem fazendo realmente o que gostam e façam tudo com amor, pois quando realizamos tarefas bem resolvidas, com certeza o nosso potencial será elevado, e acima de tudo dar valor a um trabalho feito com transparência e ética profissional. De nada valera um trabalho sujo, desonesto e ilícito, a não ser para denegrir a sua própria imagem profissional.
http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/administracao-e-administrador-3845554.html

Perfil do Autor

Niedja Maria Gonzaga Diniz


niedjamgd@hotmail.com


Sou estudante do curso de Bacharel de Administração de Empresas, na FATIN - Faculdade de Teologia Integrada, tenho como orientador o Professor Jorge Rocha
 

Comentários

Postagens mais visitadas